NOTICIAS HISTÓRIA GALERIA TURÍSMO INFORMAÇÕES LOCALIZAÇÃO VISITAS
 
 
TURISMO
 

A Freguesia de Valverde tem muitas potencialidades no domínio do Turismo. Além da hospitalidade das suas gentes e da beleza das paisagens, toda a zona do rio Sabor permite um espaço de lazer como existem poucos na região, para descanso e para a prática de algumas actividades, como a pesca desportiva. Os mais aventureiros têm no rio Sabor um destino de eleição. Além de várias empresas que comercializam a descida em canoa ou caiaque, há também grupos informais, como os Amigos da Pagaia, que combinam regularmente descidas em autonomia.
Quem quiser tirar fotografias e preferir não entrar em grandes aventuras tem outras opções, como ficar a olhar para o ar. A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma associação que promove o estudo das aves em Portugal, sendo a zona do Sabor uma das predilectas para certas espécies da avifauna nacional. O lugar do Cabeço do Souto permite também obter paisagens deslumbrantes.
Outra entidade que costuma promover iniciativas nas imediações do rio Sabor é a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, que preserva as tradições ligadas ao burro do planalto de Miranda.

       

Valverde detém também um vasto património cultural edificado. A Igreja matriz, as capelas de Santo António, do Divino Espírito Santo, de Santo André e de S. Francisco, o marco geodésico e a fonte de mergulho são locais que merecem uma atenção por parte de quem visita a freguesia.

Festas e romarias: Santo António (2º domingo de Agosto) e S. Sebastião (20 de Janeiro).

Gastronomia: Queijo de ovelha e o geral do Concelho.

Artesanato: Tecelagem, colchas em lã e em linho, tapeçaria e rendas e bordados regionais.

       

 

 

Orgãos autárquicos
Obras
Informação autárquica
Heráldica
Contactos