NOTICIAS HISTÓRIA GALERIA TURÍSMO INFORMAÇÕES LOCALIZAÇÃO VISITAS

Freguesia de Valverde Mogadouro

A quilómetro e meio a noroeste da aldeia de Castelo Branco, concelho de Mogadouro, no sítio chamado Cabeço dos Mouros, onde têm aparecido moedas e várias antiguidades logo inutilizadas pelo vulgo insano, mas bastantes para demonstrar que ali houve povoado arcaico, está situada a Capela de N. S. de Vila Velha, como o povo lhe chama, santuário de certo renome que talvez cristianize as minas do castro luso-romano ali existente, a julgar pelo espólio encontrado. A lenda como sucede em todas as ruínas das civilizações extintas poetizou-as. Assim, segundo ela, os povos de Alfândega da Fé, vinte e cinco quilómetros distantes, vinham ouvir missa à Capela da N. S. da Vila Velha e, como a viagem era longa descansavam e comiam as merendas num ameno vale onde depois alguns devotos estabeleceram residência, dando assim origem à actual povoação de Valverde.
Pertenceu ao termo de Santa Maria de Castelo Branco, então uma notável e desenvolvida comenda hospitalária. Foi mencionada em carta de foral e concedida por D. Manuel à Bemposta em 1512.

Festas e romarias: Santo António (2º domingo de Agosto) e S. Sebastião (20 de Janeiro).

Património: Igreja Matriz datada do século XVI; Capelas de St.º António, do Divino Espírito Santo, de St.º André, St.º Apolinário e S. Francisco; Marco Geodésico e fonte de mergulho.

Artesanato: Tecelagem, colchas em lã e em linho, tapeçaria, rendas e bordados regionais.

Gastronomia: Oueijo de ovelha.

Associações Desportivas e Recreativas: Associação Cultural, desportiva e Recreativa de Valverde.

Associações Culturais: Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Valverde.

Orgãos autárquicos
Informação autárquica